Fáscia Muscular

É o tecido conjuntivo que envolve todos os músculos do corpo. Ela organiza toda a estrutura mole, dando sustentação aos outros sistemas como o circulatório, linfático e nervoso.

A fáscia pode formar aderências entre as estruturas que deveriam estar livres, quando tenta reparar uma lesão no processo de cicatrização. Podemos comparar a fáscia a um “collat corporal”, na qual um ponto puxado resultará na distorção de seu formato em locais distantes. Uma retração na fáscia em um ponto pode então levar a retrações de órgãos ou músculos a distância, assim acontecem as retrações miofasciais. Ex: é comum ver pessoas com problemas de fígado associado a dor no ombro D.

A fáscia é contínua e está associada também ao movimento respiratório. O deslizamento de vísceras e músculos acontece de forma harmoniosa quando não há retrações. A fáscia do coração está conectada com o osso esterno e a primeira clavícula. O sistema miofascial do corpo também carrega memórias de toda a nossa existência como explica a Microfisioterapia.

O objetivo é liberar, alongar e realinhar a fáscia por meios de várias técnicas manuais. O corpo está sempre tentando se adaptar para encontrar o equilíbrio para o bom funcionamento biomecânico.