top of page

Integração Estrutural - Rolfing®


O nosso corpo

Você pode não perceber, mas frequentemente expõe seu corpo a situações inadequadas. Quando mantemos uma má postura, contribuímos para o desalinhamento do corpo em relação à gravidade. Ela é uma das forças mais poderosas que atuam ininterruptamente sobre o corpo humano e esse desalinhamento é responsável por tensões crônicas, mau funcionamento, desconforto físico e até emocional.

Muitas vezes nos damos conta desse desequilíbrio e tentamos endireitar o corpo, experimentando novas posturas que acabamos não conseguindo manter. É nesse momento que o Rolfing® pode ajudar.


“Na série básica de Rolfing® todas as partes do corpo são trabalhadas”


Em busca da harmonia corporal


O Rolfing® é um processo de educação no qual o clienteiD aprende a descobrir modos mais eficientes de usar seu corpo. Para realinhá-lo, o tecido conjuntivo é o foco de atenção do profissional. Através de um toque específico, ele trabalha a fáscia, alongando-a, o que permite ao corpo liberta-se de padrões habituais de tensão. Observando o cliente, o profissional identifica seus padrões de movimento e respiração e indica caminhos para o usufruto integral da liberdade de movimentos e de leveza recém adquiridos.


Para quem o Rolfing® é indicado?


· Para aqueles que sofrem de males causados por má postura, como dores musculares;

· Para os que apresentam dificuldade de movimento e traumas físicos;

· Para os que se submetem a estados de tensão e estresse no dia-a-dia;

· Para os que desejam melhorar seu desempenho esportivo;

· Para os que procuram evolução e autoconhecimento.


“O trabalho inicia-se com uma série básica de 10 a 15 sessões”



Associações

O Rolf Institute foi fundado em 1971, tem sede em Boulder, Colorado (EUA), e é responsável pela formação de profissionais do mundo todo. Atualmente eles estão presentes em 31 países, congregados em associações que representam o Rolf Institute na Europa, Austrália e América do Sul. Em São Paulo, a Associação Brasileira de Rolfing® (ABR) foi fundada em 1988 com as funções de divulgar o Rolfing®, congregar, formar e dar suporte aos profissionais brasileiros e orientar os interessados nesse método.

Ida Rolf

O Rolfing® foi criado pela cientista norte-americana Ida P. Rolf (1866-1979), PhD em Bioquímica pela Universidade de Columbia.

Em 50 anos de estudos e prática, ela descobriu que o tecido conjuntivo, que envolve e conecta os músculos, tem uma plasticidade que possibilita alterar as relações entre os diferentes segmentos corporais em qualquer época da vida. Atualmente, tem sido cada vez mais reconhecida a importância do tecido conjuntivo na manutenção da estrutura corporal.











bottom of page