top of page

DRENAGEM LINFÁTICA

Historicamente a Drenagem Linfática existe desde os anos 30 e foi criada na Dinamarca por Emil Vodder utilizando-se da prática manual tanto para a área estética como terapêutica.

A Drenagem Linfática é muito importante no período pré e pós-operatório. Costumo indicá-la para o período pré-operatório também. Dessa forma a área operada irá responder positivamente às sessões após a cirurgia.

Os benefícios no pós-operatório, sem dúvida alguma, são imensos. Dentre eles podemos citar:

- a dissolução de nódulos residuais de gordura, auxiliando na remodelagem cirúrgica

- a restituição da aderência da pele às camadas profundas

- o favorecimento de maior oxigenação dos tecidos estimulando a produção de colágeno, acelerando dessa forma a cicatrização das suturas

- o relaxamento do paciente, aliviando as dores dessa etapa, visto que muitas vezes é necessário que este repouse em uma única posição no pós-operatório e isto leva a contraturas musculares dolorosas

- além disso, estudos mostram que ela é uma grande auxiliar no tratamento do estresse e da ansiedade.

O sistema linfático contribui para a drenagem do organismo. Em caso de disfunção ou formação de edema a drenagem linfática manual faz parte das técnicas utilizadas para favorecer a circulação de retorno.

Os movimentos de massagem empregados seguem as contrações intrínsecas da musculatura dos vasos. Precisos, graduados, suaves, fluidos e sutis.

Ao contrário do que muitos pensam, a drenagem que tem um melhor efeito é a manual mesmo!

No pós-operatório, a Drenagem Linfática também ajuda a eliminar o edema e acalmar o paciente. Em muitos casos, principalmente após a lipoaspiração, a região fica dolorida, com hematomas e edema.

É necessário aguardar por volta de cinco dias para que se inicie o processo de drenagem. Após este período, a rede fibrina já está formada e a cicatrização externa já é evidente. Nesse caso, evita-se uma ruptura nos pontos externos.

Sheila Vargas - Massoterapeuta


bottom of page