top of page

Forma

Quando ocorre agressões a forma, o organismo reage de duas maneiras : ou resiste ou cede. Ao resistir o organismo se torna mais rígido, mais sólido,com mais forma.Ele se enrijece, se retesa. Os processos metabólicos se aceleram,os órgãos e os sentimentos gerados são: controle, raiva, fúria, desafio. Estes sentimentos fazem o organismo INFLAR: expandimos o peito,comprimimos o estômago erguemos o assoalho pélvico, contraímos os ombros, esticamos o pescoço para parecermos maiores,retraímos os genitais, o diafragma sobe aumentando a pressão inter torácica elevando as vísceras abdominais. c Então assim geramos uma postura de ataque e defesa, prontos pra lutar. A respiração predominante é a torácica com ênfase na inspiração. Neste tipo de padrão corporal ao iniciarmos um trabalho antecipado de reforço muscular estaremos reforçando o padrão e gerando lesão. O tratamento deste tipo de paciente precisa basear-se inicialmente na percepção corporal, no relaxamento muscular, na respiração diafragmática e na mobilidade da coluna.

As emoções que o fazem esvaziar são: recuo, colapso, derrota, submissão. Cria-se menos forma, menos estrutura e torna-se mais liquefeito. Aos músculos da coluna perdem o tônus, o diafragma desce e os músculos intercostais entram em colapso. A pressão da tração nos puxa para baixo.

O períneo enfraquece prolapsado o conteúdo abdominal que também se protusa. A curvatura lombar aumenta. O peito afunda, há um aumento da cifose dorsal, uma protusão da cabeça com espasmos do músculo occipital e rigidez, o psoas enfraquece, e ocorre uma flexão do tronco, a postura ereta se perde. A respiração predominante é a diafragmática com ênfase na expiração.Neste tipo de padrão corporal o tratamento baseia-se inicialmente na percepção corporal, no alinhamento postural e alongamentos e nos exercícios respiratórios de expansão do tórax, para então evoluir para um fortalecimento muscular da musculatura fraca.


bottom of page