top of page

Cuidando de nossas crianças

Prevenção de desvios posturais na infância

A avaliação postural em crianças e pré-adolescentes( 8 a 14 anos) tem o objetivo de detectar desvios posturais: escoliose, hipercifose, hiperlordose,vícios posturais, alterações em joelhos e pés, prevenindo assim possíveis deformidades na vida adulta. O trabalho postural realizado nesta faixa etária previne e corrige a má postura e as diversas alterações músculo-esqueléticas, por ser uma fase de crescimento. Em muitos casos, quando estas alterações não são tratadas, as deformidades aparecem necessitando do uso de coletes . É necessário que a criança passe por uma avaliação minuciosa, onde será avaliado desde seu apoio do pé, posição dos joelhos, rotações e desnível pélvico, formato do gradil costal, desvios na coluna, formato do tórax, desnível de ombros e escápulas e posição da cabeça em alinhamento com o corpo.

O trabalho de conscientização postural e percepção corporal é de fundamental importância nesta faixa etária, onde a criança está crescendo, se desenvolvendo e estranhando muitas vezes o próprio corpo que muda seu formato. Ela não sabe adequar sua postura neste novo corpo que surge.

Sentimentos de vergonha, timidez e introspecção geram a postura de recuo ( fechamento do tórax, protusão dos ombros e da cabeça) gerando uma postura hipercifótica. A maioria das vezes os pais cobram da criança/adolescente uma boa postura, mas não percebem todo o fator emocional gerado pela mudança do seu corpo e que tal postura reflete uma forma de “esconder-se” deste novo contexto que surge. Para que se tenha resultado neste tipo de tratamento é necessário paciência e conscientização postural ,onde o adolescente que surge pode descobrir mais sobre o seu corpo e ter mais confiança nele.

O trabalho preventivo é fundamental!


bottom of page