top of page

Fibromialgia

Uma abordagem psicossomática:

A fibromialgia é uma doença psicossomática que atinge milhares de pessoas, o perfil do paciente fibro miálgico pode se caracterizar por:

– Disposição exagerada ao trabalho ou a atividade geral não percebendo os limites do corpo;

-Excesso de atividade e responsabilidades que impedem o relaxamento;

– O fator emocional interfere diretamente no seu estado de dor;

– Pessoas que se preocupam muito em agradar e suprir as necessidades dos outros e omitem suas próprias necessidades. Ultrapassam seus próprios limites na tentativa de corresponder ao outro;

-Muita responsabilidade e muita ansiedade;

TRATAMENTO

O paciente precisa associar seus sintomas físicos com a sua atitude mental e emocional.

A atividade física é fundamental, acompanhada por um profissional que respeite os limites do paciente. Os exercícios devem ser leves e progressivos.

O alongamento de cadeias musculares traz resultados positivos e aliviam a dor já nas sessões iniciais. Os exercícios de fortalecimento são importantes num segundo momento do tratamento, pois exercícios com carga podem aumentar o acúmulo de ácido lático e conseqüentemente a dor.

A atividade física promove um relaxamento nos locais da dor, melhoram o condicionamento global,pois atuam direto no sistema músculo-esquelético e cardio-vascular. Favorecem a mobilidade das articulações , a flexibilidade e alongamento muscular e o equilíbrio da pessoa, além de melhorar o ânimo e reduzir a ansiedade. A pessoa sente-se melhor e mais saudável.


bottom of page