top of page

Respiração: Uma fonte de reposição energética.

O corpo precisa de energia para estar vivo em movimento.

Podemos reabastecê-lo de energia através de diversas fontes:

- Alimentos;

- Energia vinda das fontes naturais: sol, plantas, cachoeiras;

- Energia Cósmica;

- Sono;

- Respiração

O ato de respirar leva oxigênio ( elemento fundamental para o trabalho cerebral) para todo o corpo alimentando nossas células. Quando há algum bloqueio ou diminuição da passagem do ar ( alterações nasais) consequentemente o corpo recebe menor quantidade de O2 ( menos alimento).

O fator emocional também altera imediatamente a respiração, percebemos que em estados de tensão retemos a respiração e bloqueamos o diafragma. Quando o medo surge há um aumento da freqüência respiratória. As emoções e os sentimentos estão relacionados diretamente com a freqüência respiratória.

A forma como cada pessoa respira também interfere na musculatura, como exemplo podemos usar os asmáticos que utilizam muito a musculatura respiratória acessória

(superior/apical) gerando encurtamento nestes músculos.

Observa-se também que as pessoas com predominância da respiração diafragmática pouco expandem o tórax, gerando um encurtamento do músculo peitoral interferindo diretamente na postura.

É importante estarmos atentos a nossa respiração e praticar exercícios que façam o nosso corpo respirar para uma melhor nutrição celular e uma melhora da energia.


bottom of page