top of page

Transforme sua dor com Rolfing®

A dor é uma força incrível que pode ou nos cutucar suavemente ou forçosamente nos cegar. E quer queiramos ou não, a dor é uma indicação de que algo está acontecendo. É o sistema de alarme incorporado ao corpo que avisa quando os sistemas estão funcionando incorretamente. Até que estes sinos realmente soem, o corpo está literalmente implorando por mudanças. Como reagimos à dor é uma escolha. Podemos responder à dor atacando-a, ignorando-a ou tornando-se vítima dela. Podemos também tomar um caminho completamente diferente e escolher transformá-la, fazer amizade para aprender com ela. Pratique alguma alquimia interna e transforme-a em ouro!

Mesmo sem estar ciente disto, você provavelmente tem conseguido viver em seu corpo (ou em sua cabeça) sem perceber como determinadas áreas de seu corpo não se movem como deveriam. Talvez você tenha tido uma lesão (emocional, física, espiritual) que mudou a forma como você se relaciona com seu corpo e seu mundo. Talvez você tenha executado movimentos repetitivos ou, talvez, houveram longos períodos em que você simplesmente não se moveu. O corpo é surpreendentemente eficiente e encontra formas criativas de lidar com o estresse causado por excesso ou ausência de movimento. Muitas vezes, isso significa que o corpo foi desviado de seu alinhamento mais saudável e de seu centro de gravidade, o que leva a todo tipo de esforço mecânico e sobrecarga sobre as várias articulações do corpo. Se não imediatamente, eventualmente, as articulações e os tecidos em torno deles vão doer e gritar de dor.

Rumi, o sábio poeta sufi do século XIII escreveu: "Essas dores que você sente são mensageiros. Escute-os. Transforme-os em doçura”. Quando buscamos transformar nossa dor, partimos em uma jornada para aprender mais sobre nossas profundezas. Nós crescemos. Ao longo do caminho, aprendemos a cuidar melhor de nossos corpos, animar nossos espíritos e nutrir nossas mentes. Quando nos damos conta de que temos a capacidade de liberar o que não precisamos mais, começamos a nos separar. Com renovado foco e clareza, nos damos permissão para vivermos mais plenamente no presente. Sentimo-nos integrados, inteiros e saudáveis. Porque podemos "deixar ir", naturalmente ficamos mais leves e mais espaçosos. E de repente, nos tornamos abertos e disponíveis para novas possibilidades ao nosso redor.

O Rolfing® Integração Estrutural é um sistema e processo que pode ajudá-lo no seu desejo de mudar e transformar sua dor em ouro. Através de uma série de dez sessões que consistem em trabalho corporal e educação do movimento consciente, o relacionamento disfuncional do seu corpo com a gravidade é abordado. Quando seu corpo é equilibrado em torno de uma linha vertical e o alinhamento das articulações é restaurado, o corpo fica melhor equipado para naturalmente se curar. Músculos são liberados para que possam funcionar melhor, enquanto as articulações recuperam sua mobilidade. Através deste processo de educação do movimento e trabalho corporal, atividades que requerem uma postura saudável (ou seja, sentados, em pé, andando) se tornam mais fáceis, deixando você com mais energia no final de um longo dia.

Desperte as habilidades naturais de cura do seu corpo com alinhamento e reequilíbrio da musculatura, restaurando a função articular para aliviar a dor crônica. Melhore a mobilidade e a flexibilidade para se adaptar melhor a um mundo acelerado. Revigore! Aumente os níveis de energia para que você possa fazer as coisas que você sempre quis fazer. Aprofunde uma prática espiritual, meditativa ou de movimento. Aumente sua percepção e consciência corporal para que, além da confusão e agitação da vida diária, você ainda possa ouvir os sussurros de seu corpo chamando por você!

(Tradução livre do artigo de Victória Fuller)


bottom of page