top of page

Papel da nutrição no tratamento de dores crônicas


A Organização Mundial da Saúde estima que cerca de 30% da população mundial apresenta dor crônica, que geralmente é descrita como uma dor persistente por pelo menos três meses. A busca de alívio para dor, muitas vezes se torna uma difícil e longa jornada. A terapia farmacológica atualmente utiliza, entre outros compostos, antidepressivos, moduladores dos canais de cálcio, relaxantes musculares e analgésicos. No entanto, muitos pacientes não apresentam respostas satisfatórias ou apresentam efeitos colaterais associados ao uso de tais fármacos a longo prazo.

A dor crônica afeta a autoestima pois tarefas simples do dia a dia se tornam um desafio, o que gera uma série de sintomas como irritabilidade, ansiedade, depressão, insônia e cansaço constante.

A maioria dos médicos não dão prioridade às intervenções nutricionais não farmacológicas e fitoterápicas, apesar da efetividade ser bem documentada em revistas conceituadas.

Em uma abordagem nutricional eficiente, é possível prescrever dietas com compostos bioativos de acordo com a individualidade bioquímica de cada pessoa e não simplesmente na quantidade de calorias, respeitando-se as hipersensibilidades alimentares, levando em conta regulação hormonal, neurotransmissores, digestão, absorção e integridade intestinal, destoxificação, suporte imunológico, processo inflamatório e equilíbrio psicológico e espiritual (interação corpo e mente).

A retirada de alimentos e substâncias pró-inflamatórias da dieta é a primeira ação para melhoria das dores crônicas. O cuidado com o intestino é fundamental, pois é nele que a maior parte da serotonina é produzida (hormônio responsável pela sensação de bem-estar entre outras diversas funções). Identificar a deficiência de vitaminas e minerais para suplementação correta tem resultados muito satisfatórios.

Quando se sente dor, é difícil pensar em outra coisa se não na própria dor e em todas as formas de acabar com ela. Uma vez que sabemos que ela toma conta do nosso corpo por razões emocionais, entendemos que a cura está nas nossas escolhas. Sim, é plantando hoje o que vamos colher amanhã. Trata-se de escolhas saudáveis, que melhorem a nossa qualidade de vida, proporcionando bem-estar. E, a alimentação está diretamente ligada a este novo ciclo, a esta nova escolha de vida, pois uma dieta de qualidade, repleta em nutrientes e antioxidantes em conjunto com ações individualizadas é uma verdadeira terapia. Você cuidará mais de você a cada dia, a cada nova receita você terá uma motivação para continuar e a autoestima resulta em grande melhoria nessa qualidade, na redução de dores crônicas, na melhora do sono, e sem falar que tudo isso ainda auxilia na perda e manutenção do peso. Faça suas escolhas saudáveis hoje e seu corpo agradecerá por toda a vida!

Depoimento da paciente Camila Dri – 31 anos - Sapiranga

“Eu enfrentava frequentes crises de dores em função da fibromialgia. Há aproximadamente dois meses eu iniciei uma nova dieta, com opções mais saudáveis, acessíveis e naturais. Por muito tempo segui dietas diversas que pudessem me auxiliar na redução das dores, com limitações de glúten e lactose, porém com muitos integrais, cereais, e derivados do leite. Notava meu corpo sempre muito inchado, com edemas e a dor em pontos estratégicos ou em maioria, generalizada. Hoje, com a mudança na alimentação, acredito que grande parte desse quadro se deve aos hábitos alimentares. Claro, todo o tratamento é um conjunto, e decidir viver sem dor não é apenas comer bem. O equilíbrio é essencial. Acredito não estar em dieta. Prefiro acreditar que fiz uma escolha. Sim, uma escolha de vida. Como escolher aonde ir, não é simplesmente saber que quero ir a algum lugar, eu sei exatamente qual é o meu destino, onde quero chegar com essa nova escolha. É uma opção de cura. Essa nova escolha me proporciona mais disposição, melhor qualidade de vida, é uma verdadeira terapia decidir os meus alimentos e preparar cada um deles com tanto amor e cuidado. E a dor? Nem lembro mais dela. Ela não faz mais parte da minha rotina. Sem falar que me sinto mais leve, mais feliz e com uns quilinhos a menos. Gratidão a excelente profissional que me alimenta com tanto conhecimento e me apresenta este caminho todos os dias, tornando-me uma verdadeira apaixonada por cada nova descoberta. Eu escolhi o caminho saudável, eu escolhi uma vida sem dor. ”


bottom of page