Terapia Ayurveda


Ayurveda é um Sistema de Saúde que iniciou na Índia a mais de 5000 anos. AYUR quer dizer vida e VEDA quer dizer conhecimento. Conhecimento da vida ou ciência da longevidade como é também conhecida. Tem uma visão holística e portanto trata o SER como um todo corpo/mente/alma. O Ayurveda trata através de técnicas de eliminação de toxinas e nutrição dos tecidos, gerando um melhor funcionamento corpo/mente, promovendo longevidade e rejuvenescimento integral.



Alguns benefícios do Ayurveda:

*Equilíbrio da constituição psico-fisiológica (doshas)

*Relaxamento muscular

*Liberação de toxinas físicas/mentais/emocionais

*Melhora da digestão, assimilação e eliminação

*Desenvolvimento da flexibilidade

*Fortalecimento das articulações

*Equilíbrio no funcionamento dos órgãos e sistemas (sanguíneo, linfático, nervoso, etc)

*Maior resistência imunológica

*Dissolução de “couraças” (tensões musculares crônicas)



Abhyanga:

Massagem corporal e facial, aplicada com óleos vegetais mornos, que auxiliam na revitalização dos tecidos (dhatus), removendo toxinas e nutrindo. É considerado um dos procedimentos mais importantes do Ayurveda.


Marmaterapia:

Marmas são pontos energéticos, onde o corpo encontra a “conciência”. Quando obstruídos, o corpo deixa de receber o Prana corretamente, iniciando um processo de desequilíbrio, causando dores, desconforto e doenças. A massagem dos Marmas restaura o fluxo da energia vital, gerando saúde e bem estar.


Udwarthana e Gashana (Rasayanas):

Massagem com óleos e pós de ervas, além do uso de sal grosso quando indicado, podendo ser aplicada também com luvas de seda. Técnica de rejuvenescimento (Rasayana), tônico para pele e músculos, trata retenção de líquidos, libera toxinas do dosha Kapha e auxilia na redução de medidas. Melhora estados de depressão e letargia e promovendo bem-estar.


Shirodhara:

Shirodhara (sânscrito) significa: Shiro = cabeça e Dhara = fluxo.

Este tratamento consiste em um fluxo constante de óleo morno sobre a testa (Chakra Terceiro Olho), preparado conforme o bio-tipo (dosha) do indivíduo, através de um Dhara Patra (pote de bronze), produzindo ondas cerebrais que induzem ao relaxamento.

Tratamento indicado para todos desequilíbrios do sistema Tridosha : Vata, Pitta e Kapha. Contribui para o tratamento de distúrbios como enxaqueca, insônia, irritabilidade, cansaço, estresse, entre outras desarmonias de corpo e mente.


Shiro abhyanga:

Massagem e oleação na cabeça, ombros e face, com objetivo de liberar tensões localizadas, dores de cabeça, rigidez, excesso de muco, letargia, etc. Essa prática gera leveza, oxigenação, promove clareza e relaxamento físico e mental.


Pada abhyanga:

Massagem nos pés com óleos e ervas, seguido de escalda-pés, promovendo profundo relaxamento e bem-estar.


Swedhana (Caixa de Vapor):

Sauna úmida com efeito purificador, desintoxicante e rejuvenescedor (Rasayana). O efeito terapêutico da sudação, usado em praticas antigas de tratamentos, estimula liberação de líquidos e toxinas, trazendo leveza e bem-estar.